Fonte: Portal Solar

Energia fotovoltaica é a energia elétrica produzida a partir de luz solar, e pode ser produzida mesmo em dias nublados ou chuvosos. Quanto maior for a radiação solar maior será a quantidade de eletricidade produzida. Leia aqui tudo o que você precisa saber sobre a energia fotovoltaica.

O que é Energia Solar fotovoltaica?

A Energia solar fotovoltaica é a energia elétrica produzida a partir do calor e da luz solar. Quanto maior a radiação solar nas placas solares, maior será a quantidade de energia elétrica produzida. A energia solar é considerada uma fonte de energia alternativa, renovável, limpa e sustentável.

Veja mais detalhes sobre o que é a energia solar.

Energia solar ou fotovoltaica? Qual o nome certo?

A energia solar pode ser chamada também de energia fotovoltaica, porém, é importante ressaltar que existem outros tipos de energia solar, como a energia termossolar e a energia heliotérmica.

Qual a origem do termo “Fotovoltaico”?

O termo “fotovoltaica” vem do grego (Phos), que significa “luz”, e “volt”, a unidade de força eletro-motriz, que por sua vez vem do sobrenome do físico italiano Alessandro Volta, inventor da pilha. O termo “foto-voltaica” tem sido usado em Inglês desde 1849.

Para que serve a placa de energia solar?

A Placa de energia solar é o equipamento utilizado para captar a energia solar e iniciar o processo de transformação em energia elétrica.

Como é o Processo de Produção a Energia Solar?

Energia Fotovoltaica

O processo da energia solar para produção de energia (chamado de efeito fotovoltaico) utiliza placas solares produzidas em material semicondutor para, quando as partículas de luz solar (fótons) incidirem, os elétrons do material semicondutor entrarem em movimento, gerando eletricidade.

A energia solar é gerada pelas placas solares e levada ao inversor solar, equipamento responsável por transformar a corrente elétrica contínua em alternada e, então, ser distribuída para o local de consumo e utilizada pelos equipamentos.

A energia fotovoltaica é uma tecnologia 100% comprovada. Sistemas fotovoltaicos conectados à rede elétrica já são utilizados há mais de 30 anos.

Como a energia solar é convertida em eletricidade?

A energia solar é convertida em eletricidade por meio do efeito fotovoltaico, que ocorre quando partículas de luz solar colidem com os átomos presentes no painel solar, gerando movimento dos elétrons e criando a corrente elétrica que chamamos de energia solar fotovoltaica.

Para poder ser utilizada em residências e comércios, é necessário converter a corrente elétrica alternada gerada em corrente contínua, que é a corrente de baixa tensão. O inversor solar é o equipamento responsável por essa conversão, transformando a corrente elétrica e deixando-a pronta para uso no local.

Qual o potencial da energia fotovoltaica no Brasil?

A geração de energia fotovoltaica há muito tempo é vista como uma tecnologia de energia limpa e sustentável, que se baseia na fonte renovável de energia mais abundante e amplamente disponível no planeta – O Sol.

O Brasil possui um potencial gigantesco para aproveitar esse recurso. O Mapa abaixo identifica as principais regiões brasileiras que têm vantagem na produção de energia solar. Mesmo regiões com menor incidência de radiação solar têm o potencial maior que a Europa.

Potencial da Energia Fotovoltaica no Brasil

Eficiência da energia fotovoltaica:

produção de energia solar é altamente eficiente!

A célula solar mais eficiente do mundo até agora é uma multi-junção concentradora com uma eficiência de 46% produzido por esforços de colaboração da Soitec, CEA-Leti, França, juntamente com Fraunhofer ISE, Alemanha em 2014.

Gráfico: Aumento da Eficiência das células Fotovoltaicos nos últimos 20 anos

O preço da energia fotovoltaica:

preco-das-celulas-fotovoltaicas-2

O preço da produção de energia solar é cada vez menor!

Impulsionado pelos avanços da tecnologia e o aumento da escala de produção, os custo da energia fotovoltaica tem diminuído de forma constante ano após ano. Em 2015 os preços das placas fotovoltaicas atingiram metas históricas mais uma vez, chegando ao patamar de U$ 0,30/Watt.

Maiores mercados de energia fotovoltaica

A China, seguida pelo Japão e Estados Unidos, hoje são os mercados de energia fotovoltaica que mais crescem, enquanto a Alemanha continua sendo o maior produtor do mundo de energia fotovoltaica, contribuindo com quase 6% da sua demanda de eletricidade.

Crescimento do uso da energia fotovoltaica

Crescimento-do-Mercado-de-Energia-Fotovoltaica

Com aproximadamente 95 GW instalados globalmente durante o ano de 2017, a Energia Solar teve mais um ano de crescimento impressionante devendo atingir um total global acumulado de 401.000 GW.

2016 foi marcado pelo crescimento massivo do mercado na China, EUA e Índia. Depois de anos de crescimento exponencial, o mercado europeu teve um crescimento mais modesto em 2017. Esta desaceleração do mercado europeu pode em parte ser explicada pela mudança nos incentivos que agora já não são mais tantos.

Os mercados de energia solar fotovoltaica em 2017 mostraram um equilíbrio perfeito entre as instalações de grande porte (grandes usinas solares) e a geração distribuída (Sistemas instalados em telhados de casas e empresas), demonstrando essa capacidade única que só a energia fotovoltaica tem de oferecer uma solução para diversas necessidades, desde ligar a lâmpada de um poste de iluminação com alguns Watts, até oferecer uma alternativa de produção de energia para uma casa, ou mesmo uma grande usina solar produzindo energia para milhares de famílias.

A energia fotovoltaica já é a terceira mais importante

A energia solar fotovoltaica é agora, depois de hidráulica e eólica, a terceira mais importante fonte de energia renovável em termos de capacidade instalada a nível mundial. Mais de 100 países utilizam energia solar fotovoltaica.

Deixe seu comentário

You must be logged in to post a comment.

WhatsApp Chat
Enviar